Serviços Especializados

Serviço de Psicologia e Orientação

O Serviço de Psicologia e Orientação (SPO) constitui-se como um recurso da escola que atua de forma imediata e ativa nos vários espaços e ambientes escolares. As práticas de intervenção e o trabalho colaborativo são os principais potencializadores da promoção da saúde mental e do bem-estar emocional de todos.

Ao nível da intervenção individual, sempre que a mesma exija uma atuação nos domínios da saúde ou noutro domínio, são propostos encaminhamentos para serviços especializados, existindo sempre um trabalho em rede onde se privilegia o bem-estar e o sucesso dos alunos.

Em contexto escolar, o campo de atuação da equipa de psicólogos descreve-se como um papel ativo e diversificado, onde se destacam com maior incidência, as seguintes funções:

• Acompanhamento psicológico e psicopedagógico individualizado com alunos, com intervenção em dimensões como a adaptação às exigências escolares, a aprendizagem, o comportamento e atitude face à escola, escolhas vocacionais e o desenvolvimento pessoal (social, interpessoal, emocional).
  • Consultoria e trabalho colaborativo com todo o corpo docente, coordenações e direções pedagógicas, no âmbito Plano Anual de Atividades da escola.
  • Dinamização do Programa de Orientação Vocacional destinado aos alunos do 9.º ano de escolaridade, que pretende fomentar o autoconhecimento e apoiar os alunos na definição e construção dos seus projetos formativos/profissionais futuros, mediante a exploração das suas competências, interesses, objetivos e valores profissionais.
  • Sessões de orientação vocacional com especial enfoque no grupo de alunos dos 11.º e 12.º anos de escolaridade, numa perspetiva de valorização do sistema de ensino português, mas abrindo possibilidades ao ensino superior estrangeiro;
  • Organização e dinamização de ações de formação para o pessoal docente e não docente.
  • Dinamização do Programa de Desenvolvimento de Competências para a Aprendizagem, que se define como um instrumento de intervenção. É um programa de literacia emergente, destinado a crianças do Ensino Pré-Escolar, com idade compreendidas entre os 4 e os 5 anos. Surge como uma resposta aos requisitos inerentes à aprendizagem escolar e, mais especificamente, ao ingresso no Primeiro Ciclo do Ensino Básico. Tem como princípio a estimulação de competências fundamentais para a aprendizagem.
  • Dinamização de programas e atividades com caráter preventivo, interventivo e proativo com pressupostos elencados no Decreto-Lei 54/2018 de 6 de julho referente à Educação Inclusiva, bem como ao processo de ensino aprendizagem de todos os alunos.
  • Consultoria e monitorização dos processos relativos à Educação Inclusiva, em colaboração e articulação com os profissionais escolares, encarregados de educação e técnicos externos, com o objetivo de adequar continuamente as medidas e estratégias escolares às necessidades dos alunos, envolvendo os diferentes contextos e intervenientes que influenciam, direta ou indiretamente, as condições do seu desenvolvimento.

Somos uma escola reconhecida pela Ordem dos Psicólogos Portugueses, através da atribuição do selo “Escola SaudávelMente” – Boas Práticas em Saúde Psicológica, Bem-Estar, Sucesso Educativo e Inclusão

Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva

A Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva (EMAEI) é composta por elementos permanentes e por elementos variáveis, de acordo com as orientações legislativas do Decreto-Lei nº 54/2008, de 6 de julho. Compete à equipa multidisciplinar:

• sensibilizar a comunidade educativa para a educação inclusiva;
  • propor as medidas de suporte à aprendizagem a mobilizar;
  • acompanhar e monitorizar a aplicação de medidas de suporte à aprendizagem;
  • prestar aconselhamento aos docentes na implementação de práticas pedagógicas inclusivas;
  • elaborar o relatório técnico-pedagógico e, se aplicáveis, o programa educativo individual e o plano individual de transição, de acordo com a legislação em vigor;
  • acompanhar o funcionamento do centro de apoio à aprendizagem.

De referir ainda que a equipa EMAEI integra uma médica pediatra que presta consultoria no âmbito dos casos de saúde.

Centro de Apoio à Aprendizagem

O Centro de Apoio à Aprendizagem (CAA) traduz-se numa estrutura de apoio agregadora dos recursos humanos e materiais, dos saberes e das competências da escola.

O CAA, em colaboração com os demais serviços e estruturas da escola, tem como objetivos gerais:

• apoiar a inclusão das crianças e jovens no grupo/turma e nas rotinas e atividades da escola, designadamente através da diversificação de estratégias de acesso ao currículo;
  • promover e apoiar o acesso à formação, ao ensino superior e à integração na vida pós-escolar;
  • promover e apoiar o acesso ao lazer, à participação social e à vida autónoma.

Constituem objetivos específicos do CAA:

• promover a qualidade da participação dos alunos nas atividades da turma a que pertencem e nos demais contextos de aprendizagem;
  • apoiar os docentes do grupo/turma a que os alunos pertencem;
  • apoiar a criação de recursos de aprendizagem e instrumentos de avaliação para as diversas componentes do currículo;
  • desenvolver metodologias de intervenção interdisciplinares que facilitem os processos de aprendizagem, de autonomia e de adaptação ao contexto escolar;
  • promover a criação de ambientes estruturados, ricos em comunicação e interação, fomentadores da aprendizagem;
  • apoiar a organização do processo de transição para a vida pós-escolar.