Secundário

Apresentação

No Ensino Secundário, período que antecede a entrada nos cursos de ensino superior ambicionados, os alunos traçam percursos pautados pela excelência académica, rigor e exigência e colecionam memórias de feitos e conquistas para mais tarde recordarem.

O conhecimento e as aprendizagens são elementos essenciais para a construção e solidificação de futuros de qualidade, ao mesmo tempo que se cultivam os valores que caracterizam a nossa visão humanista na formação dos alunos.

O equilíbrio entre as dinâmicas formativas de avaliação, a realização de provas escritas criteriosamente agendadas e a diversificação de técnicas e instrumentos de trabalho autónomo permite o reconhecimento do mérito e a valorização do trabalho regular, da dedicação, do esforço e da tenacidade dos alunos, enquanto meios para atingirem o sucesso académico, pessoal e social desejado.

No Ensino Secundário, são disponibilizados os seguintes cursos:

• Curso de Ciências e Tecnologias
  • Curso de Ciências Socioeconómicas
  • Curso de Línguas e Humanidades
  • Curso de Artes Visuais

Importa agora particularizar alguns elementos estruturantes que tornam a frequência do Ensino Secundário no Colégio Camões tão especial:

• Oferta abrangente e diversificada de disciplinas opcionais.
  • Reforço da carga letiva e desdobramento de turmas nas disciplinas sujeitas a exame nacional.
  • Aulas de incremento pedagógico para alunos com ritmos diferenciados de aprendizagem (por indicação do Conselho de Turma).
  • Através do nosso Observatório da Qualidade Educativa, promovemos o acompanhamento individualizado na orientação para o acesso ao ensino superior, realizado por coordenadores pedagógicos, afetos aos diferentes anos de escolaridade.
  • Programa de Gestão de Emoções, aplicado e proporcionado a todos os alunos pelo nossos Serviço de Psicologia e Orientação (SPO).
  • Programa de Autorregulação das Aprendizagens, aplicado e proporcionado a todos os alunos pelo nossos Serviço de Psicologia e Orientação (SPO).
  • Sessões de esclarecimento regulares relativas ao acesso ao ensino superior (nacional e internacional), com o propósito de informar e esclarecer os alunos e os encarregados de educação sobre as ofertas formativas existentes, os processos de candidatura e as saídas profissionais, de modo a auxiliá-los numa tomada de decisão consciente e esclarecida.
  • Aulas de Preparação para os Exames Nacionais.
  • Aulas de preparação para certificação da língua inglesa, no âmbito do Cambridge Language Assessment.
  • Programa Dual Diploma – Academica International Studies: programa oficial de equivalência internacional de diplomas de Ensino Secundário que permite aos nossos alunos obter dois diplomas em simultâneo (o do ensino português e o do ensino americano, o American High School Diploma).

As matrizes destes cursos são concebidas através de diversas estratégias, que vão desde o reforço da carga letiva, aos horários meticulosamente concebidos, ao acompanhamento individualizado dos alunos, às aulas de reforço de conhecimentos e competências, aos planos de apoio individualizantes, às viagens que estimulam o esforço académico e o espírito de iniciativa, às aulas em regime de desdobramento, às atividades motivadoras, inovadoras e desafiantes, às turmas agrupadas de forma flexível, entre outras.

Oferta Formativa

Componente de Formação Geral

• Português
  • Língua Estrangeira – Inglês, Francês ou Espanhol
  • Filosofia
  • Educação Física

Curso de Ciências e Tecnologias

• Matemática A
  • Física e Química A
  • Biologia e Geologia ou Geometria Descritiva A ou Economia A

*: Física, Biologia ou Química
**: Física, Biologia, Química, Psicologia B, Direito, Aplicações Informáticas B, Economia C ou Inglês

Curso de Ciências Socioeconómicas

• Cambridge
  • Dual Diploma – Academica International Studies
  • Academia de Robótica

Para mais informações, consultar a  página de Atividades de Enriquecimento Curricular.

Serviços Opcionais

Informações Gerais

Horário das atividades escolares:
Das 08h20 às 18h05 (variável consoante o horário da turma)