Educação
Pré-Escolar

Apresentação

O Colégio Camões inicia sua ação ao nível da Educação Pré-Escolar onde as crianças dos 3 aos 5 anos desenvolvem competências num ambiente seguro, repleto de afeto e desafios diários.

Seguindo as Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar (OCEPE), as indicações pedagógicas e formativas de documentos como o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória e a Estratégia de Educação para a Cidadania de Escola, bem como as linhas orientadoras das competências necessárias para o século XXI, a equipa de educadores e professores coadjuvantes de várias áreas de desenvolvimento e aprendizagem criam as condições para um ambiente estimulante, desafiador, num trabalho articulado, sinergético, no qual a criança assume o lugar central e em torno de quem todo o trabalho se desenvolve.

As várias áreas de desenvolvimento são trabalhadas de forma integrada e interdisciplinar com a flexibilidade necessária, atendendo à idade e interesse da criança ou à natureza das atividades e projetos.

Algumas áreas são trabalhadas em codocência (professor da especialidade e educador) contribuindo para a criação de cenários e ambientes de aprendizagem estrategicamente desenhados para o desenvolvimento de competências específicas e acuidades importantes ao nível da motricidade, do sentido estético e criatividade, da promoção da autonomia e da disponibilidade  para aprender.  

Além das atividades acima referidas, todas as crianças têm aulas de Inglês num ambiente de ensino integrado de conteúdos, no âmbito do projeto Content and Language Integrated Learning (CLIL), contribuindo desde muito cedo para uma experiência imersiva na língua inglesa como meio de socialização e de preparação para o mundo global e continuidade educativa.

Ser Feliz, Crescer e fazer Aprender são metas que as nossas equipas pedagógicas estabelecem diariamente na sua ação educativa e que nos levam a trabalhar de forma articulada com todas as estruturas da escola, tais como o Serviço de Psicologia e Orientação (SPO) e a Biblioteca escolar (BE). O SPO trabalha regularmente com os educadores e professores, acompanhando o bem-estar emocional das crianças e cuidando da transição entre os diferentes ciclos de ensino. A BE auxilia neste trabalho e contribui para a literacia literária, promovendo o desenvolvimento das crianças ao nível da linguagem, da capacidade de escutar e refletir, favorecendo a troca de experiências e a integração das crianças mais pequenas no espaço escolar mais alargado, frequentado por todos, num ambiente social e humanamente enriquecedor e formativo, promovendo a integração de valores importantes como o respeito pelo outro e preparando-as para um percurso de sucesso.

A Estratégia de Educação para a Cidadania de Escola (EECE) cumpre-se transversalmente, assumindo uma dimensão importante em todos os projetos que a integram e contribuindo para a aprendizagem e vivências dos valores universais, fundamentais à vida em sociedade.

Oferta Formativa

  • Área de Formação Pessoal e Social
  • Área de Expressão e Comunicação
    • Domínio da Linguagem Oral e Abordagem à Escrita
      (inclui inglês)
    • Domínio da Matemática
    • Domínio da Educação Física
      (inclui natação)
    • Domínio da Educação Artística
  • Área do Conhecimento do Mundo
  • Atividades de Animação e Apoio à Família

Atividades de Enriquecimento Curricular

  • Judo
  • Curso de pré-iniciação musical – Academia de Música do Porto
  • Natação (curricular e gratuita)
  • Música – Guitarra Clássica
  • Dança criativa/Ballet

 

Para mais informações, consultar a página de Atividades de Enriquecimento Curricular.

Serviços Opcionais

 

Para mais informações, por favor contactar os serviços administrativos do Colégio

Informações Gerais

Acolhimento:
A partir das 07h30

Atividades escolares:
Das 09h00 às 17h00

Atividades livres:
Até às 17h30

Hora de sono:
Aplicável às crianças que necessitam de uma sesta, após o almoço

Prolongamento de horário:
Das 18h30 às 19h30