1º Ciclo do
Ensino Básico

1º ciclo colégio camões

Apresentação

O 1.º CEB é uma das valências de ensino existentes no Colégio Camões. Conscientes da importância do desenvolvimento precoce de competências cognitivas, sociais e humanas, a equipa multidisciplinar de docentes e psicólogos trabalha de forma integrada e articulada com o objetivo de fazer aprender de forma sólida e consistente, preparando o percurso académico dos seus alunos, atendendo ao perfil e às necessidades de cada criança e despertando talentos, vontades, autonomia e perseverança num ambiente de aprendizagem dinâmico, estimulante e afetuoso.

Aprender a conhecer, a ser, a saber fazer e a conviver são premissas que orientam a ação educativa, transformando todos os tempos escolares em oportunidades de crescimento e criando cenários de aprendizagem de novas literacias que permitirão à criança, no futuro, procurar e adquirir autonomamente mais conhecimento, a alma do processo educativo.

Existe pelo menos uma turma de cada ano de escolaridade, um professor titular por turma e uma professora de apoio que facilita ações cirúrgicas de diferenciação pedagógica e no âmbito da educação inclusiva.

Além das áreas nucleares, o Colégio Camões oferece aos seus alunos aulas de enriquecimento curricular em codocência com professores especializados nas áreas de Música, Educação Física, Artes Visuais, Expressão Dramática e Literacia Digital e Programação. Esta iniciativa é considerada um investimento no desenvolvimento de competências específicas, visando o desenvolvimento integral da criança e permitindo o desenvolvimento da sua auto-estima e promovendo um autoconhecimento mais profundo.

Enquanto “Educational Partner” da Universidade de Cambridge, o Colégio Camões investe na criação de condições para a aprendizagem da língua inglesa. Do 1.º ao 4.º ano todos os alunos têm 3 horas semanais de inglês (2 aulas da língua estrangeira como objeto de aprendizagem específico) e 1 aula num ambiente imersivo de aprendizagem integrada  de conteúdos curriculares de outras áreas (Content and Language Integrated Learning – CLIL).

A Sala de Estudo é um espaço/momento de acompanhamento pedagógico dos alunos que se mantêm no colégio até mais tarde, auxiliando as famílias na gestão das rotinas diárias e constrangimentos decorrentes da sua vida profissional. Nas tardes em que as aulas terminam às mas cedo, todas as crianças podem manter-se na escola e realizar atividades de consolidação de conhecimentos, atividades lúdicas ou atividades extracurriculares.

A aprendizagem pluridimensional é a meta que as nossas equipas pedagógicas estabelecem diariamente na sua ação educativa e que nos levam a trabalhar de forma articulada com todas as estruturas da escola, tais como os Serviços de Psicologia e Orientação (SPO) e a Biblioteca escolar (BE).

O SPO trabalha regularmente com os educadores e professores, acompanhando o bem-estar emocional das crianças e cuidando da transição entre os diferentes ciclos de ensino. A BE auxilia neste trabalho e contribui para a literacia literária, promovendo o desenvolvimento das crianças ao nível da linguagem, da capacidade de escutar e refletir, favorecendo a troca de experiências e a integração das crianças mais pequenas no espaço escolar mais alargado, frequentado por todos, num ambiente social e humanamente enriquecedor e formativo, promovendo a integração de valores importantes como o respeito pelo outro e preparando-as para um percurso de sucesso.

A Estratégia de Educação para a Cidadania de Escola (EECE) cumpre-se transversalmente, assumindo uma dimensão importante em todos os projetos que a integram e contribuindo para a aprendizagem e vivências dos valores universais, fundamentais à vida em sociedade.

Oferta Formativa

• Português
  • Matemática
  • Estudo do Meio
  • Educação Artística
  • Apoio ao Estudo
  • Cidadania e Desenvolvimento
  • Oferta Complementar (CLIL)
  • Atividades de Enriquecimento Curricular
    • Inglês
      (apenas para o 1.º e 2.º anos)
    • Literacia Digital e Programação
    • Xadrez
    • DAC – Domínio de Autonomia Curricular
      (apenas para o 3.º e 4.º anos)
  • Acompanhamento Pedagógico
  • EMR

Outras Atividades de Enriquecimento Curricular

• Música (Guitarra clássica)
  • Academia de Robótica
  • Ballet/Dança criativa
  • Natação
  • Judo
  • Ioga
  • Academia de Desporto Camões (Patinagem)

Para mais informações, consultar a página de Atividades de Enriquecimento Curricular.

Serviços Opcionais

Para mais informações, por favor contactar os serviços administrativos do Colégio.

Horário das atividades escolares:
Das 08h40 às 17h40 (variável consoante o horário da turma)

Prolongamento de horário:
Das 18h30 às 19h30