História e Missão

«E aqueles que por obras valerosas
Se vão da Lei da Morte libertando
Cantando espalharei por toda a parte
Se a tanto me ajudar o engenho e arte.»
Os Lusíadas, Luís de Camões

Conta-nos a lenda que o Rio ficou Tinto de sangue aquando de uma bravia contenda entre cristãos e muçulmanos. Transporta-nos a geologia até à realidade do Paleozoico, em particular para um terreno rico em grés, que a passagem do tempo e a ação dos agentes atmosféricos encarregar-se-iam de misturar com as águas de circulação, conferindo-lhes cor vermelha.

É na freguesia de Rio Tinto, onde ainda hoje aflora o grés vermelho devoniano, que se localiza o Colégio Camões, cuja autorização de funcionamento concedida pelo Ministério da Educação surge no ano de 1977, embora certas fontes documentais assinalem já a sua existência na década de sessenta.

Luís Vaz de Camões, inspirado num passado glorioso, busca a identidade do povo português em “Os Lusíadas”. De igual modo, impelidos pela viagem coletiva de reflexão proposta por Camões procuramos, através da nossa práxis educativa, mostrar quem somos e a missão que nos propomos cumprir.

Num ambiente onde se deseja que abunde a generosidade e a bondade, cada Aluno é reconhecido e cuidado de acordo com as suas singularidades. Ao mesmo tempo que se busca a excelência dos resultados explora-se o talento e a autenticidade, abrindo portas para as melhores universidades e experiências profissionais e pessoais.

Recebemos estudantes de uma ampla gama de origens geográficas, socioeconómicas e culturais e esperamos que estes saiam preparados para construir e contribuir para as comunidades às quais se venham a juntar. Pretendemos que levem consigo a humildade de quem admite haver sempre algo e alguém com quem aprender.

Fomentamos a ambição que move os alunos a esforçarem-se, de modo a alcançarem os seus objetivos de aprendizagem, com o desejo de, futuramente, corresponderem a jovens ambiciosos que impactam positivamente a vida de outros

O Colégio Camões impulsiona a criatividade, a autonomia e a curiosidade intelectual através de uma comunidade que vibra com a formação da pessoa do Aluno para o mundo que se encontra além das suas fronteiras.

A solidez dos resultados académicos, sociais e pessoais é mais facilmente alcançada quando a cultura escolar assenta em valores. Assim, ao colocar o foco no ethos e no cultivo do caráter, o Colégio Camões almeja nutrir o desenvolvimento integral das suas crianças e jovens.

Pretende-se Aprender com Valor, ao mesmo tempo que se preza o Valor de Aprender!