Ação Social

O Projeto Educativo do Colégio Camões integra na sua essência preocupações com a formação pessoal e social dos seus alunos, independentemente da idade, no contexto escolar e na interação com o meio envolvente quer seja local, regional, nacional ou internacional. 

Um olhar atento sobre os outros é a cultura que procuramos instalar e desenvolver, promovendo inquietações na comunidade escolar e a procura de soluções para problemas ou situações de desequilíbrios sociais e humanos que emergem à nossa volta. Desta forma, os alunos e famílias sentem-se convocados para a participação em iniciativas solidárias e humanistas como o Banco Alimentar, ações de voluntariado e mentoria, ações de promoção de bem-estar, como as contribuições para a Make-a-Wish ou a Operação Nariz Vermelho.

A Estratégia de Educação para a Cidadania de Escola respeita as orientações do Ministério da Educação e cria sinergias que procuram produzir nos alunos a desejada transformação e preparação de futuros adultos capazes de viver uma cidadania ativa, crítica, informada e responsável. 

O projeto RibaSolidário surgiu no início de 2020/2021, conjugando a iniciativa e a vontade de fazer mais e melhor de alunos do ensino secundário, de professores, de psicólogos  e de encarregados de educação da comunidade Ribadouro, reconhecendo que:

  • Vivemos um desafio global que exige medidas disruptivas, visionárias e transformadoras que permitam um desenvolvimento sustentável e inclusivo;
  • Erradicar a pobreza em todas as suas formas e dimensões é um requisito indispensável para a concretização da visão comum da humanidade, conforme decorre da Agenda 2030 da ONU;
  • Todo o ser humano deve poder concretizar o seu projeto de vida com dignidade, prosperidade e de uma forma plena, em que o progresso económico, social e tecnológico ocorra em harmonia com a natureza e o meio envolvente;
  • Devemos promover comunidades e sociedades pacíficas, justas e inclusivas, que estejam livres do medo e da violência, e onde a paz possa ser uma realidade para todos.

 

Importa agora particularizar algumas das ações do RibaSolidário:

Voluntariado na Casa Jovem
Uma vez por semana, alunos do ensino secundário e psicólogos do Colégio Ribadouro dirigem-se para a Casa Jovem – S. Bento da Vitória para conviver e promover a ocupação dos tempos livres das suas crianças e jovens. Esta parceria passa pelo acompanhamento dos trabalhos de casa, pelo desenvolvimento de sessões de métodos e  hábitos de estudo e por atividades lúdicas e desportivas.

Porta Solidária
Concretiza-se em campanhas anuais de angariação de fundos e bens, tendo em vista o apoio às famílias mais pobres e vulneráveis da paróquia Senhora da Conceição, em estreita ligação com o meio local onde a escola se insere.

Juntos com a Ucrânia
Campanha de angariação de bens para apoio das famílias ucranianas que se tornaram vulneráveis em contexto de guerra. Inserção profissional, no Grupo Ribadouro, de mães refugiadas e acolhimento dos respetivos filhos. 

Partilhas Intergeracionais
O Projeto de Partilhas Intergeracionais, através da sua equipa psicopedagógica,  promove a relação entre crianças da pré-escolar do Ribadouro e os  idosos do Centro Social e Paroquial Nossa Senhora da Vitória e da  residência geriátrica Casa Maior, numa verdadeira partilha de vivências e experiências.  

Pacto do Porto para o Clima
Convenção com a Câmara Municipal do Porto que se concretizou na assinatura do Pacto do Porto para o Clima, em 1 de abril de 2022, num compromisso rumo a uma cidade neutra em carbono, resiliente, competitiva, justa e participativa.

Livro Porto Judaico
Os alunos do Grupo Ribadouro acompanharam a conceção do livro O Porto Judaico – Encruzilhadas de Vidas nos Caminhos da História, da autoria da Professora Doutora Elvira Mea. Com este projeto de enriquecimento histórico-cultural pretendeu-se enriquecer a formação humanística dos nossos alunos, perspectivando-se uma sociedade global que se quer inclusiva.  A apresentação da obra ocorreu na Igreja S. José das Taipas, contando com a ilustre presença das diferentes confissões religiosas da cidade, num compromisso de tolerância e respeito pelo outro.